23 de setembro de 2011

Como fazer uma reportagem

Muito se discute sobre o fim da obrigatoriedade do diploma aos jornalistas, enquanto uns manifestam suas opiniões; sejam a favor ou contra, outros fazem do tema, material para o humor. Neste vídeo, Rafinha Bastos com uma pitada de ironia, mostra que qualquer pessoa é capaz de fazer uma matéria, e seguindo a linha de pensamentos dos que comentaram na página, muitos curtiram a profissão.
A reportagem passa a impressão de que o jornalismo se resume aquilo. Sim, realmente não é difícil aparecer no vídeo. Mas e quanto à produção, a elaboração dos textos, os fins de semanas e feriados que se perdem na redação, sei que a vida de jornalista não é mole não, tenho em casa um exemplo.
A ilusão de que qualquer um possa ser jornalista, para quando o indivíduo se depara com as dificuldades. É incrível a ingenuidade, chega a ser engraçado. Percebo que as pessoas definem a profissão como glamurosa, somente porque vêem o repórter na telinha. Jornalismo não é só Tv. E quanto às outras mídias?? Impresso por exemplo, dentre tantas as exigências, impõe ao profissional elaborar várias matérias por dia, isso porque o importante é “fechar o jornal”. Vejo pelos corredores os profissionais malucos por notícias.
Para se destacar entre tantos da área, é preciso muita dedicação e principalmente paixão pelo trabalho, não somente um querer baseado na ilusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário